ALTERAÇÕES FISIOLÓGICAS DA PELE DO NEONATO
Durante as primeiras semanas de vida do bebê é comum e frequente notarmos lesões de pele. Muitas delas são fisiológicas, algumas secundárias à própria adaptação natural da pele do bebê. 🥰❣️
Citaremos aqui as mais comuns, lembrando esta lista abaixo não significa uma doença, e sim um processo natural desse período - são benignas e transitórias.🙌
👉DESCAMAÇÃO FISIOLÓGICA DO RECÉM- NASCIDO: descamação da pele, que acontece nas primeiras semanas de vida e acomete até 75% dos bebês. É uma descamação bem final e se localiza principalmente nas mãos e pés.
👉HIPERTRICOSE LANUGIONSA: pelos finos, denominados lanugem, localizados principalmente nas costas, ombros e face. Com o tempo serão substituídos por pelos definitivos.
👉HIPERPLASIA SEBÁCEA: ocorre devido à hiperestimulação das glândulas sebáceas da pele pelos hormônios que passam da mãe, durante a gestação. São pequenos pontinhos esbranquiçados na face, principalmente nariz, bochechas e lábios superiores.
👉MÍLIO: até 50% dos bebês irão apresentar essa alteração benigna da pele, que acomete principalmente a face, semelhante a um pequeno cisto, de coloração amarelo-esbranquiçada, muitas vezes múltiplos.
👉BOLHAS DE SUCÇÃO: bolhas de conteúdo claro, localizadas nos dedos, mãos e lábios superiores, são originadas do próprio movimento de sucção do recém-nascido.
👉NÓDULOS DE BOHN E PÉROLAS DE EPSTEIN: até 85% dos nenéns terão essas lesões em nódulos branco-amarelados nos lábios e céu-da-boca, derivados de vestígios de pele e glândulas em desenvolvimento, que regridem espontaneamente.
👉EFLÚVIO TELÓGENO DO NEONATO: é uma perda de cabelos abrupta e sincrônica da porção da anterior e posterior do couro cabeludo. Mas fiquem tranquilas, pois até o final do 6º mês haverá repilação desses fios, sem necessidade de tratamento específico! Ufa! 😅
Por serem alteracões BENIGNAS, não necessitam de tratamento específico, apenas orientações e acompanhamento.🤱❣️
Um beijo,
Dra. Laura Malzoni💜💚
CRMSP150280/RQE55431