Nevos adquiridos na infância são os nevos comuns, ou as famosas "pintas benignas".
Costumam surgir a partir do segundo ano de vida e aumentam em número até a terceira década de vida.👶👉🧔
Podem aumentar também em tamanho, mas não costumam chegar a grandes diâmetros.
🟣 Na forma clínica os nevos podem variar de máculas ou manchas a pápulas e nódulos - aqueles que chamamos de "nevos intradérmicos".
🟢 As lesões em máculas costumam ser de coloração castanha clara ou escura, já as lesões em pápulas podem ser cor da pele ou acastanhadas também.
🟣 Elas podem surgir em qualquer local da pele do corpo, incluindo couro cabeludo (como na foto), genitais, mãos e pés - mesmo nas solas, palmas e unhas!
Na histopatologia podem ser do tipo:
👉Juncional: quando o pigmento está localizado na junção dermoepidérmica
👉Intradérmico: quando os ninhos celulares estão agrupados na segunda camada da pele - a derme.
👉Composto: quando possui os dois elementos juncional e intradérmico. Na clínica costuma ser uma mácula com elevação central
✅Os nevos são benignos, assintomáticos e não precisam ser removidos.
‼️Os nevos atípicos, que evoluem de forma rápida e inesperada (tornam-se irregulares, muito escuros, sangrantes ou outros achados incomuns) devem ser avaliados de perto e eventualmente removidos devido a suspeita de malignização. Contudo, nevos atípicos e melanomas são extremamente infrequentes da infância! Ufa!!
O acompanhamento dos nevos pode ser feito de rotina com a dermatoscopia, principalmente nas crianças com antecedentes familiares positivos para melanoma.🎯
Falaremos ainda essa semana do NEVO HALO: você conhece?🧐
Fiquem ligados! =)
Um beijo,
Dra. Laura Malzoni💜💚
CRMSP150280/RQE55431