Molusco contagioso (MC) é uma afecção benigna e autolimitada muito frequente na infância!👶👧🧒
Como o próprio nome diz, é contagioso, devido ao fato de rapidamente se "espalhar" entre as crianças - lactentes e escolares - mas o "terror" gerado por esse nome leva as mamães extremamente preocupadas ao consultório médico.😱
Quem causa essa condição é um poxvírus, extremamente prevalente nessa faixa etária, mas cuja resposta imunológica nós desenvolvemos com a idade - por isso a baixa prevalência de molusco contagioso na idade adulta.🔞
🟢As lesões elementares do molusco são lesões sólidas, em pápulas ou micropápulas, de coloração rósea a cor da pele, podendo ter um centro esbranquiçado e "umbilicado"- deprimido.
🟣Podem ser únicas ou múltiplas e sempre que em enorme quantidade devemos suspeitas de alguma condição que esteja favorecendo o quadro, como a dermatite atópica (DA) - precisamos tratar isso!
🟣Podem ocorrer em qualquer localização - face, tronco e membros. Nos pacientes com DA é comum que as lesões se concentrem nos locais "típicos" de lesões, como fossas cubitais, poplíteas e posterior de coxas.
🟢Podem ser assintomáticas ou pruriginosas e o ato de coçar deve ser desestimulado devido aos riscos de autoinoculação.
🟣No exame da lesão, direto ou anatomopatológico, são visualizados os corpúsculos de molusco, ou corpúsculos de Henderson-Patterson, que são as inclusões virais.
🟢O diagnóstico é clínico e a conduta expectante é uma boa opção, nos casos de os pais aceitarem. O tempo médio de resolução das lesões costuma ser ao redor de um ano, mas isso pode variar de criança para criança.
Caso observar não seja uma opção, métodos irritativos ou destrutivos locais podem auxiliar a acelerar a resolução das lesões. Os cuidados aqui são para que se evitem procedimentos agressivos, traumáticos ou dolorosos, que muitas vezes possam gera cicatrizes na pele e no psicológico das crianças.
👉Curetagem crioterapia, imunoterapia, ácidos irritativos (retinoides) e outras terapias já foram estudados, ainda sem um consenso a ser seguidos e muitas delas ainda de uso "off-label" - sempre explicar isso aos familiares!