Dermatite de contato: pode ser por uma substância irritante primária ou alérgica.🎯
Hoje falarmos sobre a DERMATITE DE CONTATO ALÉRGICA!🧐
É aquela reação inflamatória da pele que acontece por uma resposta imunológica. Há duas fases envolvidas nesse processo: a sensibilização e a resposta imunológica propriamente dita.
Aí que está o pulo do GATO! Na fase de sensibilização a criança tem contato com a substância em questão NORMALMENTE. E é aí que mora o engano, pois os familiares vem com aquela famosa frase: "mas ele (a) sempre usou isso!". Mas na fase de "elicitação" acontece a resposta imune mediada por células e, a partir daí, todos os contatos futuros causarão lesões cutâneas de intensidade progressiva, ou seja, cada vez mais intensas!😖🔥
Uma ampla variedade de substâncias naturais e sintéticas pode estar envolvida na gênese da dermatite de contato alérgica, como níquel, borracha, ativos de produtos de higiene pessoal, cosméticos e maquiagens e etc!
Nas fases mais ativas as lesões costumam ser ECZEMATOSAS, que podem ser agudas - som serosidade e crostas - ou crônicas - com liquenificação e escamas.
👉As lesões podem se limitar aos locais de contato ou, quando generalizadas, são mais intensas no local do contato - aí está mais uma dica diagnóstica.
Falando em diagnóstico, ele é primariamente clínico, ao se observar a localização das lesões, que são muito PRURIGINOSAS e a história clínica de contato.
Nos pacientes com mais idade (geralmente após os 10 anos, por limitações na execução do exame) o teste de contato alérgico cutâneo (famosos "patch test") pode ser de grande ajuda - ele é padrão-ouro no diagnóstico dos adolescentes!🎯
O tratamento consiste na suspensão do contato em questão e corticoides tópicos, de acordo com a idade do paciente e gravidade e localização das lesões.
👉Orientar os pais de evitar ao máximo os contatos é essencial para o bom andamento da doença.
❌Bijuteria, slime, sapatos de borracha e couro, maquiagens, produtos de higiene pessoal, esmaltes e mesmo medicamentos em cremes estão entre os items mais encontrados nas dermatites de contato da infância.
Fique de olho!👀
Um beijo
Dra. Laura Malzoni💚
CRMSP150280/RQE55431