Pediculose, o terror das mamães!😱
Muito frequente em creches e escolas, a pediculose ou piolho, é uma das infestações mais frequentes na infância.👧🧒👦
Causada pelo Pediculus humanus capitis - o piolho humano da cabeça - é uma dermatose intensamente pruriginosa, principalmente a partir da segunda semana de infestação.
Devido a esse prurido intenso, as escoriações causadas pela coçadura podem ser visualizadas ao exame físico, principalmente nas regiões occipital, retroauriculares e pescoço - logo abaixo da implantação dos cabelos. ⚠️
A infecção bacteriana secundária dessas lesões não é infrequente, quadro que pode cursar com crostas mais exuberantes, exsudato seroso e linfadenopatia regional.
Nessas mesmas regiões são as localizações onde mais frequentemente encontramos a maior quantidade de lêndeas viáveis e piolhos vivos - que fecham o diagnóstico!
Já a presença apenas de lêndeas brancas (viáveis - aquelas que eclodem) a menos de 1 cm do couro cabeludo também são altamente sugestivas de infestação ativa, mesmo na ausência de piolhos vivos.‼️
Os pediculicidas são o tratamento de escolha e muitos esquemas já foram propostos: xampus, loções, cremes e outros.
👉Em geral recomenda-se repetir o tratamento a cada 7-10 dias para assegurar a morte de todos os insetos e ovos, a fim de se evitar recorrência em curto prazo.
A ivermectina oral, quando utilizada, deve ser sempre associada ao tratamento tópico, lembrando que ela não é indicada para crianças menores que 2 anos e/ou 15kg!
⚠️Atenção: a remoção mecânica manual das lêndeas é essencial para o bom andamento do tratamento.
👉Uma mistura de água morna com vinagre costuma ajudar a descolar as lêndeas dos fios e facilitar a sua remoção com pente fino.
‼️Importante: evitar compartilhar objetos pessoais, examinar todos os familiares e manter os cabelos secos e presos durante as atividades de rotina --> isso ajuda a evitar que a infestação passe para os contatos mais próximos.
Bora acabar com os piolhos?! Siimmm!🤩🙌
Um beijo,
Dra. Laura Malzoni💜💚
CRMSP150280/RQE55431