A acne é provavelmente a queixa mais frequente do consultório dermatológico.❗
🟢Os quadros, que costumam afetar os adolescentes e, nos estágios mais iniciais, frequentemente incomodam mais os familiares e cuidadores do que o próprio paciente.
🟣Contudo, sabemos que as lesões inflamatórias de acne podem evoluir para quadros intensamente cicatriciais e, quanto antes tratadas, melhores são os resultados.
👉Seu início na puberdade está relacionado ao pico de produção de andrógenos, característico da idade, gerando uma resposta exacerbada das glândulas sebáceas.
O sebo, por sua vez, pode estar alterado qualitativamente, o que predispõem a formação de conteúdo compacto e que obstrui os poros - os famosos comedos.
👉Essa queratinização folicular alterada, associada à ativação da resposta imunológica do hospedeiro contra a hiperproliferação do C. acnes (bactéria do nosso microbioma) desencadeia intensa inflamação, com ação de proteinases que podem degradar o colágeno local e culminar em cicatrizes atróficas. 😟
👉O quadro clínico pode se iniciar com hiperoleosidade da pele, evoluindo para a formação de comedos abertos e fechados, que inflamam gerando pápulas eritematosas e pútsulas, até nódulos abscedados dolorosos.😭
🟢Quadros mais intensos e graves costumam acometer mais os meninos. ❗
🟣O tratamento com a rotina de cuidados com a pele deve ser precocemente instituído, para controle do quadro e melhora da qualidade de vida do paciente - autestima e incômodo/dor local.
🟢Em alguns casos, medicamentos orais podem ser indicados, dependendo da idade do paciente e da gravidade da inflamação, como antibióticos e retinoides orais.
👀❗Foco da acne: tratamento precoce para evitar as cicatrizes, que podem ser extremamente resistentes aos procedimentos!
Fiquem de olho! 👁
Um beijo,
Dra. Laura Malzoni 💜💚
CRMSP150280/RQE55431